Elabora Gestão

 
O ElaboraGestão é uma aplicação de Gestão Comercial para Windows, que permite o controle de vendas, compras, contas correntes de clientes e fornecedores, e o controlo de stocks. Trata-se de uma aplicação com elevado grau de configuração e com vários módulos adicionais disponíveis, o que a torna numa solução de Gestão com uma atractiva relação Preço/Qualidade, podendo ser implementada com êxito na maioria das Micro e PME’s do nosso país. Disponível na versão 5 com SAF-PT 1.04

 

Artigos

– Código alfanumérico de 15 caracteres
– Código de barras (EAN-13 automático)
– Descrição normal mais descrição sem limite de caracteres
– Artigo simples, compostos, grupo, catálogo (cores e tamanhos) e mão de obra
– Controle de lotes e números de série
– Grupo, família e sub família de artigos
– Fotografia do artigo
– Fórmula (cubicagem) para calculo das quantidades, com base numa função definida pelo utilizador, na emissão de documentos

Clientes

– Morada de facturação e morada de envio
– Tabela de preços de artigos para cada cliente
– Tabela de descontos de artigos para cada cliente
– Limite de crédito
– Zonas

Fornecedores

– Tabela de preços de artigos
– Tabela de descontos de artigos
– Limite de crédito
– Zonas

Facturação (Vendas/Compras)

– Emissão de todos os documentos necessários à facturação: facturas, vendas a dinheiro, guias de remessa, guias de transporte, orçamentos, facturas pró-forma, encomendas, nota de devoluções, facturas de compra, compras a dinheiro, requisições, devoluções a fornecedores, etc.
– Dependendo do documento, a actualização dos stocks e das contas correntes de clientes/fornecedores é feita automaticamente, nos respectivos locais.
– Várias séries de numeração de documentos
– Movimentação de stocks por armazém
– Artigos podem ser lançados por código e código de barras. Podem ser também lançados pela leitura de ficheiro de texto criado por leitor portátil de códigos de barras.
– Os artigos podem ainda ser lançados pela leitura de etiqueta de códigos de barra emitidos pelas balanças onde conta o peso/quantidade.
– Recurso a formulas (cubicagem) para calcular as quantidades a movimentar, calculadas com base numa função definida pelo utilizador.
– Transformação selectiva de documentos. Por exemplo, orçamento em factura, onde indico os artigos e as quantidades do orçamento que pretendo transformar em factura.
– Copiar documento existente, poupando tempo na elaboração do novo documento.
– Retenção de IRS na fonte
– Imputação de despesas de aquisição (documentos de compra) que vão afectar o preço de custo dos artigos.
– Impressão de etiquetas para os artigos movimentados no documento
– Possibilidade de introduzir uma descrição para o artigo sem limite de caracteres
– Actualização dos preços de venda quando se introduzem documentos de compra, com base na alteração dos preços de compra.

Contas correntes

– Emissão dos documentos: Recibos, Pagamentos, Saques, Aceites, Notas de crédito e Notas de débito.
– Introdução dos movimentos de clientes/fornecedores só pelos valores totais dos documentos (para recuperação de movimentos de extracto antigos).
– Emissão de recebimentos e pagamentos parciais (deixando pendente apenas o valor em falta).
– A indicação dos documentos a liquidar faz-se pelo seleccionar numa grelha esses mesmos documentos.
– Retenção de IRS e descontos nos documentos de liquidação.

Stocks

– Emissão de documentos de entrada e saída.
– Artigos podem ser lançados por código e código de barras. Podem ser também lançados pela leitura de ficheiro de texto criado por leitor portátil de códigos de barras.
– Recurso a formulas (cubicagem) para calcular as quantidades a movimentar.
– Transferência entre armazéns.

Utilitários

O WinSigPro dispõe de um elevado número de opções que lhe permitem executar diversas tarefas.
– Etiquetas de artigos, clientes e fornecedores.
– Transformação de documentos. Pode por exemplo, transformar as guias de remessa em facturas, podendo englobar todas as guias de remessa de um cliente numa única factura, junta numa só linha todos os movimentos de um só artigo ou descrimina todos os movimentos, etc.
– Emissão de resumos de facturas.
– Alterar códigos de artigos.
– Gerar códigos de artigos.
– Actualização de preços.
– Exportar dados.
– Atribuir códigos de barras.

Informações de gestão

São inúmeros os mapas que o ElaboraGestão põe ao dispor do utilizador.
– Clientes: Extractos; Documentos vencidos; Balancetes; Tesouraria; Avisos de pagamento; Mapas recapitulativos, etc.
– Fornecedores: Extractos; Documentos vencidos; Balancetes; Tesouraria; Mapas recapitulativos, etc.
– Stocks: Inventário; Extractos; Lotes; Movimentos dos números de série de artigos; Artigos sem movimentos; etc.
– Vendas: Por cliente; Por vendedor; Por Artigo; Margem de lucro; Comissões; Volume de vendas; Retenção de IRS; etc.
– Fornecedores: Por fornecedor; Por artigo; Volume de vendas; Retenção de IRS, etc.
– Análise financeira: ABC de clientes; ABC de fornecedores; ABC de artigos; Gráfico de vendas; Análise de recebimentos; Volume de negócios; etc.

Outras características

– O ElaboraGestão dispõe de uma opção (Elabora Visual Report) que lhe permite alterar o aspecto de impressão dos documentos de facturação (facturas, vendas a dinheiro, recibos, etc) bem como as etiquetas de artigos, clientes e fornecedores.
– Dispõe também de um utilitário para fazer e repor cópias de segurança.
– A ajuda está disponível On-Line mediante a tecla F1.
– Controle de acessos por utilizador. Para cada utilizador pode ser definida as opções a que ele tem acesso dentro do programa.
– Envio de mensagens entre os utilizadores do programa.
– Alertas de stocks em ruptura, de limites de crédito excedido, de documentos pendentes, etc, na altura que se está a facturar.
– Encontra-se preparado para gerar o ficheiro SAF-T PT (Standard Audit File for Tax porposes – Versão Portuguesa) imposto pelo DL 238/2006, 20 de Dezembro de 2006 e posteriormente regulamentado com a Portaria 321-A/2007 de 26 de Março


Ao WinSigPro podem ser adicionados os seguintes módulos opcionais

Módulo P.O.S
Este módulo integrado com o WinSigPro, permite-lhe utilizá-lo como Front-Office para vendas ao balcão podendo gerir diversos dispositivos tais como gavetas de dinheiro, impressoras de talões, leitores de códigos de barras, balanças, ecrãs tácteis e outros dispositivos criados especificamente para POS.
Podem também ser usado na restauração, fazendo um controlo simples dos movimentos das mesas.
O ElaboraGestão, funcionará neste caso apenas como Back-Office.

Módulo Obras

Este módulo, integrado com o ElaboraGestão, permite-lhe gerir obras em curso, com controle de materiais enviados para as respectivas obras, emissão das respectivas guias de transporte, controle das horas utilizadas por cada funcionário em cada uma das obras, previsão de custos e análise de desvios em quantidades e em valores.

Módulo Produção

Este módulo, integrado com o ElaboraGestão, permite-lhe gerir a produção de produtos acabados na óptica da assemblagem de matérias-primas em produtos acabados.
Permite construir as fichas de produtos de acordo com as suas fórmulas de fabrico e a cada momento simular a produção de um determinado número de unidades e verificar se existem matérias-primas suficientes para dar a ordem de produção. A ordem de produção pode ser executada de uma vez só, ou ser faseada com uma primeira fase em que as matérias-primas são atribuídas à ordem de produção e só numa Segunda fase se dará entrada do produto acabado.

Módulo de Avenças

Este módulo integrado com o ElaboraGestão, permite-lhe facturar aos clientes valores pré estabelecidos de uma forma rápida. Muito útil para empresas de prestações de serviços.
Certificados nº 254, 255, 256 das Finanças
Verifique aqui